sábado, 12 de janeiro de 2008

Começou


O fortão, o negro, a patricinha, a siliconada, o gay... É! já deu pra perceber que o big brother Brasil começou trazendo mais uma vez todos esses estereótipos e também outros que não cansamos de ver. Não se trata de preconceito ou coisa parecida, mas é fato que as pessoas são escolhidas para participarem do programa de acordo com perfis previamente definidos e assistindo ao programa é fácil identifica-los. Sem contar a manipulação das imagens que transformam os “brothers” em mocinhos ou vilões.

A nova edição do BBB mesmo antes de começar já havia me causado certo receio. Em algumas chamadas que vi pude perceber um discurso bem esculhambado onde se vale tudo para ganhar um milhão até mentir. Não sei se por conta da edição, mas o discurso com um tom bem ganancioso. Não quero ser hipócrita, pois de fato é um programa bastante atraente por se tratar de comportamento humano e até bastante viciante. O que me preocupa é essa inversão de valores muitas vezes pregada. E como nossa sociedade não tem o hábito de julgar as coisas acabam aceitando todo tipo de porcaria e o BBB é mais uma prova disso.

A cada ano que passa a atração se desgasta e a direção do programa com certeza procura meios de torná-la mais atrativa. Talvez seja por isso que o BBB8 tenha começado um tanto quanto animado. Comentários fúteis como o que rolou na cozinha no segundo dia onde uma das participantes perguntou quem já tinha colocado prótese de silicone nos seios. Se não estou enganado todas responderam que sim e começaram uma “disputa” para ver quem era a mais siliconada. Teve uma sister bastante animada que soltou algo tipo: “colocaria um pinto no meio das pernas” durante uma espiadinha no comercial. E tiverem comentários bem insignificantes como os do tipo: “essa é edição que tem mais pessoas bonitas” ou “ dessa vez todos são amigos e não consigo ver ninguém evil”... (Ah! Ninguém merece isso!) Fatos estes que serviram para esquentar o jogo.

Na quinta-feira aconteceu também a primeira prova do líder, que por sinal foi chatíssima, onde nem o apresentador sabia como era o jogo. Muito confuso Bial ia e voltava ao confessionário várias vezes e muitas delas sem necessidade, pois errava na hora de dar as diretrizes do jogo. Para primeira semana eles poderiam ter elaborado uma prova mais criativa e que demorasse menos, aquilo foi super chato e pareceu mal planejado.

Bom, se a estratégia da emissora era começar o programa bem apimentado com certeza cumpriu seu papel. A primeira semana do BBB8 até agora está bastante animada, pois até beijo na boca já saiu e o assunto do momento e que domina as enquetes na internet e até no próprio site do programa é sobre a declaração de Marcelo assumindo ser gay, assunto este que com certeza será muito explorado ainda e ajudará a alavancar a atração. Que não sua estréia contou com o segundo pior ibope com relação a estréias de BBB’s agora parece alcançar resultados um poucos melhores. Veremos...